Finalidades e atribuições

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Os Fóruns Regionais de Justiça e Segurança (FRJS) possuem um caráter propositivo, fiscalizador e avaliador das políticas públicas de segurança e de justiça, implementadas e a serem implementadas, na busca de alternativas para aperfeiçoar a segurança e a prevenção à violência urbana, de acordo com a Lei Complementar nº 656 de 07 de dezembro de 2010. Constituem, juntamente com o Conselho Municipal de Justiça e Segurança (COMJUS) e os Conselhos Comunitários de Justiça e Segurança (CCJS), o Sistema de Proteção Social do município de Porto Alegre. É de competência dos FRJS estudar e debater a temática da segurança pública urbana e da violência na região; propor programas de prevenção a violência e criminalidade; e criar espaços p/ manifestação dos cidadãos e de segmentos da comunidade, desenvolvendo ações p/ estreitar o relacionamento destes com as autoridades públicas e regionais p/ o encaminhamento de demandas, sugestões e denúncias.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fórum de Segurança do Bairro Lomba do Pinheiro promoveu Conferência Livre de Segurança Pública


Para vizualizar o Relatório Final clique sobre o link: http://forumdesegurancadalomba.blogspot.com/

Para ver todas as fotos (Total: 115 fotografias) acesse o link http://fotosconferencialivre.blogspot.com/

Na tarde do dia 11 de junho de 2009 o CTG Pousada da Figueira em Porto Alegre gentilmente cedeu suas agradáveis e confortáveis instalações para que o Forum Regional de Justiça e Segurança (FRJS) pudesse se reunir com a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro com o propósito de promover uma Conferência Livre sobre o tema Prevenção do crime e da violência e a Construção da Cultura de Paz.



A organização convidou para compor a mesa de abertura autoridades e pessoas de diversos seguimentos sociais da nossa região como os Srs. Vanderlei Silva e Andre Ribeiro, representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Sra. Gerci Rodrigues da Secretaria Municipal da Saúde, Sr. Wladimir dos Santos da Guarda Municipal, Capitão André Ribeiro, Comandante da 3ª Cia. do 19º Batalhão da Brigada Militar, Sr. Wagner Garrido da UMESPA, Sra. Almeri de Lourdes do Conselho Tutelar da Região, Sr. Eliomar da Rosa da Justiça Comunitária e Sr. Vosmar Viana, Coordenador e do FRJS e organizador do evento que, após ouvirem o CD de gravação do Hino Nacional executado pela Orquestra de Flautas da Escola Municipal Villa Lobos, saudaram os presentes e salientaram a importância do evento com a participação da comunidade.


Em seguida foi realizada uma palestra pelo Cel. Luiz Antônio Brenner Guimarães, da ONG Guayí e ex-secretário Municipal de Direitos Humanos e Segur. Urbana, que fez a explanação sobre contextualização da Segurança no Brasil, seus principais impasses e perspectivas. Elencou um a um os sete eixos temáticos, analisando-os brevemente, fazendo questionamentos instigadores ao debate e desafiando os presentes a examiná-los com profundidade nos grupos e a elaborar propostas.



A seguir foi chamado a fazer suas considerações e encaminhar a próxima etapa da Conferência, o mobilizador estadual e representante do MJ no RS, Sr. Wagner Moura.


Após, com base na CONSEG - 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, a plenária foi dividida em 7 grupos de trabalho, cada um com a tarefa de examinar o texto-base e enfatizar a discussão sobre o Eixo 5 – Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz, eleito na preparação da conferência, como de maior interesse para a comunidade. Cada grupo focou, aspectos como: violência doméstica, violência nas escolas, policiamento comunitário e desarmamento, o papel dos órgãos públicos, comunidade e da mídia na prevenção da violência, mediação comunitária e o papel dos jovens na construção da paz.


Seguiu-se então a metodologia proposta pelo manual orientador das Conferências Livres, partindo-se para a construção dos princípios e diretrizes, colagem em painéis pré-elaborados e votação. Os trabalhos de grupo foram riquíssimos e todos puderam falar e debater.



Os princípios e diretrizes mais votados, comporam o relatório final que foi enviado ao Ministério da Justiça, para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública que se realizará em Brasília de 27 a 30 de agosto de 2009. Desta forma estaremos ajudando a construir uma Política Nacional de Segurança Pública com cidadania. Para vizualizar o Relatório Final clique sobre o link: http://forumseglp.blogspot.com/ .


-
Paralelo à Conferência foi feita uma mostra de trabalhos realizados sobre o perfil de morbidade por violências na comunidade, realizados através de uma parceria entre os serviços de saúde da região e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Também foi exposto elementos de um diagnóstico comunitário e os projetos que foram enviados para o PRONASCI, partindo das iniciativas comunitárias de resistência aos agravos causados pela exclusão e a violência.



Durante o trabalho dos grupos foram servidos lanches comunitários produzidos por mulheres e adolescentes da comunidade que, foi possível devido doações dos comerciantes locais.


A Conferência terminou às 18h15min, no escuro, pois faltou energia no bairro. As últimas leituras foram feitas à luz de celulares, mas ninguém desistiu ou se importou com isso.


No mesmo espaço físico, que foi subdividido, ocorreu também a Conferência Livre de Segurança Pública das Crianças da Lomba do Pinheiro, cujo relatório também foi enviado a CONSEG para se fazer jus à riqueza e especificidade dos seus resultados.

Todos os participantes que se manifestaram, foram enfáticos em ressaltar aspectos positivos da Conferência e do quanto se sentiram cidadãos em poder expressar seus anseios e formular suas propostas para compor o caderno de teses da 1ª CONSEG. Estão esperançosos quanto às mudanças.


Agradecimentos: SMDHSU; CAR Partenon/Lomba do Pinheiro; CMJS; CONSEG; ONG Guayí; Comerciantes locais que cotribuiram para que pudéssemos oferecer um lanche aos participantes, feito e servido por mulheres e adolescentes da comunidade; Grupo Louvor Adoração que emprestou o equipamento de som; CTG Pousada da Figueira; Ativistas comunitários pelo uso de seus veículos no transporte de materiais, equipamentos, etc... e em especial agradecemos as 110 pessoas que aceitaram o convite e vieram participar da nossa conferência (87 adultos e 27 crianças).
-
Veja algumas fotos:


-

Para ver todas as fotos (Total: 115 fotografias) acesse o link http://fotosconferencialivre.blogspot.com/ e deixe o seu comentário, ele será muito bem vindo e importante para nós. Obrigado!

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário